Nibs de Cacau: Tudo o que você precisa saber

Nibs de Cacau

 
Você certamente já ouviu falar que o chocolate vem do cacau, não é mesmo? Mas e as nibs de cacau, você conhece?

Este pequeno e poderoso alimento têm se tornado tendência na indústria e vem conquistando cada vez mais pessoas ao redor do mundo por conta de seus benefícios para a saúde, textura e sabor único. Das nibs são feitos os chocolates, a sobremesa mais famosa do planeta. Alguns acreditam que em um futuro próximo, fazer chocolate se tornará um hobby.

Neste post explicaremos o que são as nibs de cacau, seus benefícios para a saúde, onde elas podem ser utilizadas e onde comprá-las.
 

O que são nibs de cacau?

Nibs de cacau em fundo branco

Crocantes e com um sabor singular, as nibs são o chocolate em sua forma mais pura e menos processada. São basicamente sementes de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas. Elas possuem um sabor intenso de chocolate amargo, e são tenras devido a manteiga de cacau presente dentro delas.

Por ser amargo, o sabor da nibs leva um tempo para se tornar amigável. Porém, se você já é apaixonado por chocolates com maior teor de cacau, provavelmente irá amar as nibs.
 

Benefícios da Nibs de Cacau para a saúde

Você provavelmente já se pegou em um fim de tarde estressante ansiando por um doce. E as chances são de que quando listamos nossos doces preferidos, o chocolate seja um dos primeiros da lista.

Estar sedento por açúcar pode ser um sinal de que o seu corpo está precisando de certos minerais como o magnésio. Para suprir essa necessidade, muitas vezes o corpo busca compensar pedindo por alimentos fáceis de digerir, como o açúcar. As nibs de cacau são um ótimo alimento para combater esse e outros tipos de problema.
 

Os Benefícios das Nibs de Cacau (Infográfico)


Infográfico dos Benefícios das Nibs de Cacau
Benefícios das Nibs de Cacau. Clique para ampliar

 

Como e onde utilizar as nibs de cacau

Além do consumo cru e natural, existem várias formas de utilizar as nibs de cacau:
 

1. Produção de Chocolates

Nibs sendo colocadas na máquina melanger para produção de chocolates
Nibs de cacau na máquina Melanger. Fonte:http://bit.ly/2kuzwtT

 
Com a popularização das nibs de cacau, hoje em dia qualquer pessoa pode fazer seu próprio chocolate, com suas próprias formulações e gostos. Se você tiver interesse em começar a fazer o seu próprio chocolate a partir das nibs de cacau, nós temos um artigo explicando tudo sobre a produção de chocolates do grão à barra.

A produção de chocolates artesanais do grão à barra é uma tendência crescente no mundo todo. É uma nova oportunidade para quem tem interesse ou trabalha com chocolate, de inovar criando produtos com mais identidade e maior qualidade.

As possibilidades são infinitas. Só para você ter uma ideia, com a tecnologia que temos hoje, é possível fazer até mesmo chocolates zero açúcares sem perder em nada no sabor, como a marca Luckau faz, por exemplo.

Mas vamos com o pé no chão: fazer um bom chocolate é uma arte complexa, que exige uma vida de experiência e conhecimento. Até por isso muitas pessoas se apaixonam pela arte e chegam até a abandonar seus empregos. Não caberia em um único texto tudo o que pode ser dito à respeito do processo de produzir chocolates.

A Chocoweb é um portal brasileiro que reúne riquíssimos – e difíceis de encontrar – conteúdos sobre a produção de chocolate. É uma iniciativa dos administradores do Chocólatras Online, visando ajudar aspirantes e produtores a terem maior acesso à informação.

Caso esteja interessado, é um dos melhores lugares para se aprender (infelizmente, muito conteúdo de qualidade ainda está disponível somente em inglês).
 

2. Confeitaria em Geral

Bolo de banana feito com nibs de cacau
Bolo de banana com nibs de cacau. Fonte: http://bit.ly/2zbjpEO

As nibs de cacau são muito versáteis e podem ocupar lugares onde previamente se utilizava o chocolate na receita. Cookies, sorvetes, bolos e recheios para os mais variados doces são apenas algumas das várias opções onde você pode explorar o sabor das nibs.
 

3. Cristalizadas com Caramelo (praliné)

Nibs caramelizadas no açúcar. Fonte: http://bit.ly/2y5QzIh

Uma forma bastante simples –e deliciosa— de se utilizar as nibs é fazer um doce com caramelo. Basta misturar ao caramelo e levar para esfriar. Pode ser consumida pura ou com sobremesas.

 

Onde comprar nibs de cacau

As nibs de cacau podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, ou de grãos em geral. Você pode encontrá-las na internet também, no site da Zona Cerealista ou no Planeta Cacau.