Temperadeiras de Chocolate

Sua criatividade sempre pronta para fluir.

Nossas temperadeiras de chocolate te entregam uma fonte de chocolate temperado sempre pronto para você trabalhar, te deixando livre para se concentrar apenas em criar e produzir.

Nossas máquinas para temperar chocolate

temperadeira de chocolate ruby 5 vista de frente

Ruby 5

Temperadeira compacta para pequenas produções. Tempera até 15kg de chocolate por hora.

Ver Ruby 5

Crystal T-10

Temperadeira com mesa vibratória voltada para médias produções. Capacidade para temperar até 30kg de chocolate por hora.

Ver Crystal T-10

temperadeira esmeralda 30 com mesa vibratória

Esmeralda 30

Temperadeira para médias produções, com módulos de cobertura, vibração e dosagem. Produção de até 90kg/h.

Ver Esmeralda 30

derretedeira, temperadeira e cobrideira de chocolate diamond t50 com módulo de mesa vibratória

Diamond T-50

Derreta, tempere e cubra com chocolate em uma só máquina. Capacidade para temperar até 150kg de chocolate/hora e cobrir até 3000 produtos/hora.

Ver Diamond T-50

Qual temperadeira escolher?

As principais diferenças entre as nossas temperadeiras são a capacidade produtiva e os acessórios disponíveis, como mesas vibratórias e cobrideiras. Todas as nossas temperadeiras trazem o mesmo nível de qualidade na têmpera do chocolate e também na durabilidade dos componentes, independente do porte.

Ruby 5
Ideal para micro-produções, iniciantes e laboratórios
Cuba de 5kg
Produção de até 15kg/h
Extremamente compacta
Não possui acessórios (mesa vibratória ou cobrideira)
 
 
Crystal 10
Ideal para produções de pequeno porte, como ateliers, pequenas lojas e marcas de grife
Cuba de 10kg
Produção de até 30kg/h
Mesa vibratória com aquecimento inclusa no equipamento
 
 
 
Esmeralda 30
Ideal para produções de médio porte, como centros de produção para redes e marcas estabelecidas
Cuba de 30kg
Produção de até 90kg/h
Mesa vibratória com aquecimento (opcional)
Cobrideira de 200mm com esteira de saída acoplada + alimentador de papel manteiga para chocolates nobres (opcional)
Cabeçote extrusor para facilitar a moldagem (opcional)
 
Diamond 50
Ideal para produções de médio-grande porte, como terceirização de produção ou grandes marcas
Cuba de 50kg
Produção de até 150kg/h
Mesa vibratória com aquecimento (opcional)
Cobrideira de 400mm para chocolates nobres (opcional)
Cabeçote extrusor para facilitar a moldagem (opcional)
Controle via TouchScreen com sistema de dosagem por tempo




Perguntas Frequentes

Além de temperar, posso derreter chocolate nas temperadeiras?

Sim. Mas não é a maneira mais eficiente de trabalhar com a temperadeira. Tudo depende da produtividade que você precisa extrair do equipamento no momento. Para uma resposta mais completa, leia um artigo completo sobre o assunto clicando aqui.
Dá muito trabalho limpar as temperadeiras?

Quanto maior a temperadeira, maior é o tempo médio de limpeza do equipamento.

Nós tomamos o cuidado de fazer com que todas as partes de contato com o chocolate sejam desmontáveis sem a utilização de ferramentas especiais. Mesmo nos modelos maiores.

Além disso, todas possuem design sanitário, e garantem a melhor experiência de limpeza que uma temperadeira contínua pode ter.

É importante dizer que só é necessário realizar uma limpeza completa do equipamento quando você for realizar a troca do tipo de chocolate. Todas as nossas temperadeiras possuem recursos para que você possa deixar o chocolate armazenado no equipamento ao longo dos dias de operação sem problemas.

Possuo muitos tipos de chocolate diferentes. O que fazer?

Se você possui em linha, digamos, 10 tipos de chocolates diferentes, e precisa temperar 300 quilos de chocolate por dia, talvez a melhor opção seja investir em mais de uma temperadeira menor, ao invés de investir em somente uma grande.

Ou adquirir uma temperadeira maior para o chocolate que possui mais volume, e uma menor para o restante.

Varia muito de caso a caso. Mas o fato é que, se você trabalha com muitos tipos de chocolates, pensar dessa forma pode evitar gargalos de produção lá na frente, já que por exemplo, limpar uma temperadeira de 30 quilos três vezes ao dia é impraticável.

Conte sempre com a ajuda dos nossos consultores para decidir o que é melhor para o seu caso.

Posso utilizar chocolates bean-to-bar e sem lecitina nessas temperadeiras?

Sim. Nossas temperadeiras são preparadas para trabalhar com esses tipos de chocolate.
Qual a capacidade mínima de chocolate para a operação na temperadeira?

Via de regra, o ideal é manter o nível de chocolate da cuba em pelo menos 50% ou mais. Ou seja, em uma temperadeira de 5kg por exemplo, temos um mínimo recomendado de 2,5kg para a operação.

Você pode operar a temperadeira com menos de 50% da capacidade, claro. Mas nesse caso, recomendamos que utilize o chocolate no curto prazo (1-2 horas). Caso contrário, pode haver super-cristalização (overtempering).

Como a máquina mantém o meu chocolate sempre temperado e pronto para o uso?

A partir do momento em que o chocolate atinge a temperatura programada de resfriamento, a temperadeira estabiliza o chocolate e o mantém sempre na mesma temperatura, salvo alguma variação de alguns décimos durante o controle.

Isso por si só já é suficiente para manter o chocolate temperado durante horas, sem você precisar se preocupar com mais nada além de fazer suas melhores criações.

Como funciona essa medida de produção por hora do equipamento?

Se você prestou atenção nas informações até aqui, deve ter reparado que sempre medimos a produção de uma temperadeira contínua como sendo até três vezes o volume do seu reservatório por hora.

A razão disso é que como você irá sempre completar a cuba com mais chocolate derretido na medida que for utilizando, a temperadeira sempre terá chocolate temperado disponível.

Quando você completa o reservatório da temperadeira com mais chocolate derretido a 45°C, ela estabiliza rapidamente de volta na temperatura programada, e o chocolate que já estava na temperadeira também servirá como um seed para esse novo chocolate. Esse é o que chamamos de processo de temperagem contínua.

Seguindo esses procedimentos é possível chegar em uma produção até 3 vezes superior ao volume do reservatório da temperadeira por hora.

É preciso algum equipamento adicional para o funcionamento das temperadeiras?

Não. Todas as nossas temperadeiras, seja equipada com qualquer um dos acessórios, precisam somente de um ponto de energia apropriado para o funcionamento.
As temperadeiras possuem curva de temperatura?

Não. Todas as temperadeiras contínuas do mercado funcionam em duas fases. Ou seja, partindo de 45°C até a temperatura de resfriamento programada, sem a curva de reaquecimento. A têmpera do chocolate se dá naturalmente devido a homogeneização e resfriamento do chocolate dentro da temperadeira.

É importante dizer que apesar desse método variar da teoria convencional, todas as temperadeiras contínuas trabalham sob o mesmo princípio, e existem diversos testes práticos, com temperímetros, que comprovam a eficácia desse sistema para atingir uma ótima qualidade na têmpera do chocolate.

Alguns modelos possuem um controlador de reaquecimento do chocolate após o resfriamento, que serve para evitar a cristalização prematura do chocolate próximo do bico de saída. Essas temperadeiras possuem esse controle devido a sua saída mais alongada. Ainda assim, esse controle serve somente para prevenir a cristalização do chocolate, não para fazer a curva de temperatura.

Posso trabalhar com inclusões diretamente na temperadeira?

Sim. Você pode acrescentar amendoim, castanhas, avelãs, nibs, cookies e diversos outros ingredientes direto na temperadeira, com um tamanho máximo de 5mm. Mas fique atento: cada modelo aceita uma determinada porcentagem de inclusões. Quanto maior a capacidade da temperadeira, maior a porcentagem de inclusões que ela aceita. Consulte sempre a nossa assistência técnica em caso de dúvidas.

Aqui também fica uma dica da VONIN: só vale a pena acrescentar as inclusões direto na temperadeira se você for produzir bastante. Caso contrário, pode ser mais conveniente retirar um bowl de chocolate temperado, acrescentar as inclusões e moldar fora da temperadeira.




Sistema de Temperagem Contínua

A temperagem feita por rosca sem-fim garante ao seu chocolate fluidez e a perfeita homogeneização dos cristais da manteiga de cacau, resultando em produtos finais de alta qualidade: brilhantes, firmes e resistentes ao calor. Como eles devem ser.

Assuma o controle da sua têmpera

Os controladores de temperatura PID das nossas temperadeiras seguem automaticamente a curva de cristalização pré-programada do seu chocolate. Diga adeus aos termômetros e à sujeira.

Não perca mais sua têmpera

Nossas temperadeiras mantém a têmpera do seu chocolate e ele fica sempre pronto para o uso. Não corra mais para retemperar seu chocolate de última hora.

Converse conosco

Extraia todo o potencial do seu chocolate

Por manter o chocolate em sua curva de cristalização durante mais tempo e sempre em agitação, nossas temperadeiras de chocolate desenvolvem e amadurecem melhor a estrutura dos cristais da manteiga de cacau, elevando ainda mais a qualidade da têmpera após a cristalização.

Cristais da manteiga de cacau

Pronto para iniciar um projeto?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

Apenas campos marcados com *  são obrigatórios.
Você pode deixar esse campo em branco, se quiser. Nós reconheceremos seu negócio como autônomo, tudo bem?
Informações à respeito do tipo de produto que você fabrica e o quanto você produz mensalmente são de grande ajuda para nós começarmos com o pé direito a nossa relação
Nós respeitamos sua privacidade, enviando apenas conteúdos relevantes para você. Nunca te mandaremos spam.
Formulário enviado com sucesso!
Ao enviar o formulário, você está protegido e concorda com nossa política de privacidade de usuário.