O que aprendemos na feira NaturalTech 2018

feira naturaltech 2018

 
A NaturalTech é uma feira com foco em alimentação saudável e sustentabilidade. O objetivo do evento é promover produtos naturais, probióticos e integrais. Do ano passado pra cá, a feira cresceu absurdamente, indo de um pequeno espaço no Parque Ibirapuera para o Pavilhão Anhembi — um dos maiores centros de exposição da America Latina. Esse fenômeno confirma a força e o potencial do mercado de alimentos saudáveis, deixando claro que há muito espaço para ser explorado nesse nicho.

Durante o evento, nós pudemos perceber diversas tendências desse mercado, e iremos compartilhar aqui a nossa visão com você, comentando um pouco sobre o que está em alta e também sobre produtos de destaque da feira.
 

Pastas, pastas, pastas e mais pastas!

Pastas de amendoim, pastas de frutas, pastas de avelã, pastas de tudo. Nós abrimos essa lista com as pastas por um bom motivo — dentre todos os produtos da feira, certamente o que nós mais vimos foram elas.

pastas de amendoim em exposição na feira naturaltech 2018

O potencial mercadológico das pastas é auto explicativo. Primeiro, elas são extremamente fáceis de consumir — basta abrir o pote, e pronto. A versatilidade também permite que os consumidores as utilizem em infinitas variações no dia a dia.

Além disso, o tempo de prateleira desses produtos é extremamente alto até ser aberto, o que facilita a comercialização. Ainda há a possibilidade de acrescentar diversos aditivos proteicos para turbinar ainda mais os produtos — que por serem pastas, já apresentam altas concentrações de nutrientes. Para concluir, elas também são extremamente fáceis de se produzir e embalar.

Depois de tantos motivos, fica fácil entender porque o mercado de pastas está tão aquecido. Surge até uma dúvida sobre como isso não aconteceu antes. Enfim, grande parte dos stands que estavam em destaque no evento tiveram seu sucesso graças a produtos pastosos.
 

Molhos e condimentos também deixam sua marca

Molhos e condimentos como ketchups, patês, antepastos, conservas, pimentas e purês também provaram ser uma das maiores forças do mercado de alimentos saudáveis. Talvez esses produtos tenham pegado um impulso no alto crescimento das hamburguerias no Brasil.

molhos da legurme em exposição na feira naturaltech 2018
Produtos da Legurmê. Eles apresentaram na feira uma série de produtos, incluindo ketchup, molho de tomate, molho de maracujá, conservas, antepastos, pimentas e muito mais.

 
O potencial desses produtos são evidentes — lá, inclusive, encontramos empresas como a Legurmê, uma marca de molhos orgânicos que lançou 16 novos produtos este ano, obtendo um crescimento extremamente acelerado.

Vale lembrar que essas pastas, molhos e condimentos possuem diversos diferenciais saudáveis. Por exemplo, nós encontramos diversas opções zero calorias, zero sódio e zero gordura. Como eles fazem para dar o sabor nós não sabemos, mas estavam uma delícia.

E talvez esse seja outro fator responsável para que esse mercado cresça tanto: com a tecnologia atual, é possível criar produtos extremamente saborosos que não pesam na balança. O consumidor final está muito feliz com isso, e não se importa em pagar um valor mais alto para obter esses benefícios.
 

A revolução fit dos tradicionais doces mineiros

Um dos produtos que mais nos chamou a atenção durante a feira foram os doces da Mais Fit. Situados em Minas Gerais, eles criaram releituras dos tradicionais doces mineiros de pote, incluindo também versões de sobremesas contemporâneas. Porém, essas são versões saudáveis, gourmet e hiperproteicas, com Whey Protein, colágeno, zero açúcar, zero lactose e sem glúten. Dá para acreditar?

O mais interessante desses doces é que eles são uma sobremesa gelada. Antes do consumo você os mantém congelados, e quando chegar a hora de comer, basta retirar do freezer por alguns minutos para que eles amoleçam um pouco.

Além de tudo isso, eles não são exageradamente doces, por isso, você consegue comer sem enjoar, e claro, sem peso na consciência também.

stand da doces mais fit em exposição na feira naturaltech 2018

 

Os bombons fit estão mesmo tomando conta do mercado

Se você já acompanha a VONIN, sabe que os chocolates fit estão em uma curva de crescimento altíssima. Na NaturalTech nós pudemos ver outra evidência da força desse nicho, com marcas fortíssimas e produtos excepcionais marcando presença.

Uma das marcas que vale a pena ressaltar é a Haoma, pioneira desse tipo de produto. Eles vieram com uma proposta de oferecer um bombom de chocolate belga zero açúcar, com Whey Protein isolado e colágeno hidrolisado. Tudo isso atrai muita atenção do público e faz o nicho crescer desenfreadamente.

stand haoma sugarless na feira naturaltech 2018

 

Nem só de chocolate belga vive o homem: A presença da CHoKolaH

A NaturalTech também teve a participação da CHoKolaH, uma das maiores marcas de chocolate bean-to-bar orgânico do Brasil e do mundo. Sua presença no evento, principalmente com o lançamento de novos produtos, mostra que a CHoKolaH está se recuperando bem do trágico acidente com o desabamento de sua fábrica em 2016, o que nos deixa pessoalmente felizes.

O lançamento dos bombons e barras recheadas da CHoKolaH também mostra o quanto esse mercado está amadurecendo e inovando na criação de chocolates com diferentes combinações de recheios e sabores, sem deixar de lado o propósito bean-to-bar: uma cadeia de produção sustentável, limpa e de altíssima qualidade.

stand chokolah na feira naturaltech 2018

 

O que nos leva ao… mercado bean-to-bar!

A forte presença dos produtores bean-to-bar na NaturalTech também não pode passar desapercebida. Foi lindo ver tantos stands vendendo barras de chocolate de verdade, feitos do grão à barra.

Claro que não podíamos deixar essa oportunidade passar em branco! Acabamos comprando muitos chocolates.

alguns dos chocolates bean-to-bar que estavam presentes na feira naturaltech 2018

 

A identidade visual dos produtos está de tirar o fôlego

Além da proposta de entregar produtos saudáveis, as marcas estão trabalhando muito bem suas identidades visuais. Tudo desde o design dos rótulos e as paletas de cores, até a comunicação e as descrições dos produtos estão extremamente chamativas e bem elaboradas.
 

chocolate-choc-chocolates-finos-feira-naturaltech

 

berries-drageadas-feira-naturaltech

 


 

chocolate uba

 

brownies doces mais fit

 

Vá, mas vá com calma

O mercado de produtos saudáveis está realmente aquecido, e o crescimento da NaturalTech não pode ser ignorado como um indicativo. No entanto, para surfar nessa onda, saiba que há muita responsabilidade envolvida por trás do desenvolvimento desses produtos.

Para começar, é necessário ter um rígido controle sob o processo de produção desses alimentos. Como os orgânicos e produtos naturais não levam conservantes, é necessário pensar em embalagens que possuem uma alta capacidade de conservação. Também é preciso utilizar meios de esterilização eficazes dos alimentos.

E isso não pode ficar só no olho nu: é importante também ter dados que comprovem o que você está produzindo, enviando amostras para serem laudados em laboratórios, além de ter informações nutricionais reais e que não iludam o consumidor.