Como o chocolate fit está tomando conta do mercado

chocolate fit

 
O comportamento de quem consome chocolate está mudando. Consumidores da geração X — jovens que movimentam 2.33 trilhões de dólares por ano no mundo todo — estão adotando estilos de vida mais saudáveis e com menos excessos. Portanto, os chocolates fit trazem novas oportunidades para o produtor reconquistar essa fatia de seus clientes, que prezam por uma vida mais leve.
 

O que torna esses chocolates tão especiais?

Os chocolates fit são feitos com uma variedade de ingredientes funcionais em sua fórmula. Geralmente eles não contém açúcar — e quando possuem algum, é natural —. Até mesmo ingredientes como o colágeno e o Whey Protein entram na receita, transformando pequenos mimos em bombas hiperproteicas, cheias de benefícios para a saúde.
 

A procura por chocolates fit está aumentando

A tendência da alimentação saudável cresce a cada ano, e a verdade é que ela veio mesmo para ficar. Isso significa novas oportunidades para quem trabalha com chocolate. Antigas indulgências — produtos com alto teor de açúcar, conservantes e gordura — estão dando espaço para opções mais saudáveis no mercado. O gráfico abaixo, retirado do Google Trends, nos permite ver bem o aumento na procura pelo chocolate fit:

Aumento no volume de pesquisas pelo termo "Chocolate Fit" no Google Trends ao longo de Cinco Anos
Volume de pesquisas pelo termo “Chocolate Fit” no Google nos últimos 5 anos. Tendência mostra evolução consistente e estável.

 

Novas oportunidades de mercado

O mercado global de alimentos saudáveis está em constante crescimento e chegou a movimentar cerca de 1 trilhão de dólares em 2017, de acordo com uma reportagem publicada pela Forbes.

Isso está acontecendo porque os consumidores estão adotando um estilo de vida mais minimalista e com menos excessos, conforme um estudo publicado pela Euromonitor International.

Esse público, que é composto em sua maior parte por jovens de 20-29 anos, cresceu em meio a crises econômicas, atentados terroristas e problemas políticos. Por isso, eles possuem uma visão mais abrangente do que as gerações antecessores.

Essas pessoas valorizam a moderação, integridade e preferem gastar em experiências ao invés de produtos. Assim, festivais, restaurantes, alimentos e lugares saudáveis estão tomando o lugar das baladas, bebidas alcoólicas e fast-foods.

O Novo Consumidor não quer comer algo que seja apenas gostoso, mas que também faça bem ao seu corpo e esteja alinhado com a sua visão de mundo. Conforme as pessoas procuram mais por opções que não apenas sejam saborosas, mas contribuam para a sua saúde e representem o que elas acreditam, o movimento do chocolate fit ganha ainda mais força. E parece não ter previsão para parar.

Só para ilustrar o potencial desse mercado, uma grande representante dessa tendência é a Haoma Sugarless, uma marca de chocolates finos saudáveis. Seus chocolates são feitos somente com ingredientes naturais e de alta qualidade. Desde adoçantes naturais como o Xilitol e diferentes tipos de nuts, até recheios com Whey Protein isolado e colágeno compõem seus produtos. Além disso, a marca também trabalha muito bem sua presença digital através do seu Instagram @amohaoma.

 

E você, pretende entrar nesse mercado?

Se você trabalha com produção de chocolates, certamente é válido pensar em entrar nesse novo segmento. Tenha em mente que esse público está acostumado com produtos de alta qualidade, portanto, o preço não é exatamente um problema para esse consumidor. Porém, é necessário criar boas experiências — nada de simplesmente jogar qualquer Whey Protein nos seus bombons e vender como um superalimento-milagroso-emagrecedor-fitness.

É preciso respeitar a visão dos seus clientes, entregando um produto que além de ser uma opção mais saudável, transmita a essência do que essas pessoas vivem e acreditam. Seja através da comunicação visual da sua marca, embalagem, marketing em redes sociais ou através de outras demonstrações. Seus produtos precisam transmitir do início ao fim que realmente acreditam em uma vida mais leve, mais fit e mais tranquila.
 

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