A páscoa de 2018 chega ao fim para nós — o que aprendemos este ano

Ilustração para o post

 
A páscoa de 2018 foi a melhor dos últimos cinco anos segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens), e não poderíamos estar mais felizes por você produtor.

Nós da VONIN vivemos do outro lado da páscoa. Somos a força invisível que empondera dezenas de produtores por todo o Brasil, dando-lhes poder de fogo para lidar com a alta demanda que surge durante essa data.

Todos os anos nós acompanhamos de perto a agitação no mercado durante a páscoa. Sendo assim, temos bastante experiência com os problemas de quem trabalha com chocolate nessa época. Aqui estão os três principais aprendizados que tiramos da páscoa de 2018:
 

Quando começa o pico na procura

O poder da sazonalidade da páscoa fica clara no gráfico abaixo. Podemos ver que, desde o ano de 2004, em todo mês de Fevereiro, ocorre um enorme aumento no volume de buscas dentro do assunto “Páscoa”.

Gráfico retirado do Google Trends que mostra o volume de pesquisas para a data comemorativa de Páscoa desde 2004 até o ano presente (2018)
Volume de pesquisas sobre a data comemorativa “Páscoa” desde 2004. Clique para ampliar.

E isso não são apenas buscas de consumidores. Nesse gráfico, também estão inclusos produtores que procuram por ajuda durante o período pré-páscoa. Seja através de mão de obra, utensílios ou maquinário. O que nos leva para o nosso próximo aprendizado.
 

Comece a se preparar mais cedo

Estando aqui do outro lado junto com você, te dizemos: quem tem a páscoa mais tranquila — ou menos caótica — começa a se preparar muito antes desse pico de fevereiro.

Logo entre setembro e novembro do ano que antecede a páscoa, nós detectamos um aumento na procura por máquinas para processamento de chocolates. E o mais interessante: são empresas qualificadas — marcas estabelecidas e experientes na indústria. Ou seja, gente que já viveu muitas páscoas e sabe do que está por vir. Nós descobrimos isso analisando dados do nosso website ao longo de cinco anos.
 

E por fim, a última lição que aprendemos nessa páscoa de 2018 é para nós mesmos

 
Equipamentos à pronta entrega.

É tudo para ontem durante a páscoa aqui na VONIN. Mas, nós fabricamos máquinas sob demanda. Nossa proposta é criar com atenção aos seus requisitos e necessidades. Por isso, praticamente todos os nossos modelos precisam de adaptações para se adequarem ao seu produto. É um desafio para nós fabricarmos à pronta entrega para vocês.

Recebemos muitos pedidos de clientes desesperados aos 45 minutos do segundo tempo, sem ter como ajudá-los. Com dor no coração, seguimos buscando uma solução para poder atender também quem não se preparou com antecedência para a páscoa, sem deixar de lado nosso compromisso em entregar maquinários personalizados, feitos sob medida para os seus requisitos.

Para concluir, nossa recomendação continua sendo essa: se prepare antes, principalmente se o seu produto possui muitas características singulares, ou você espera uma alta demanda. Assim, você tem tempo de planejar bem o seu investimento e não perde as oportunidades para alavancar de vez seu negócio durante essa data tão especial.