4 ideias de doces para vender no período de festas juninas

Doces cristalizados sortidos doceria schmidt

Durante o período de festas juninas a popularidade dos doces brasileiros dispara. Do lado dos consumidores, é época de comer muito. No entanto, para os produtores, é época de produzir para atender essa demanda. Para não perder pedidos esse ano, o ideal é que você comece a se preparar desde já. Neste artigo, analisaremos um pouco do mercado de doces populares, e veremos 4 ideias de doces para vender na festa junina.
 

A procura pelos doces tradicionais das festas juninas começa em… junho!

A tendência dos doces juninos fica fácil de entender no gráfico abaixo. Os picos na procura costumam acontecer no mesmo mês das festas, em Junho (diferente da Páscoa, que começa dois meses antes). Além disso, a procura pelos principais doces tem aumentado consideravelmente nos últimos anos:
 

Volume de pesquisas para os principais doces tradicionais das festas juninas
Volume de pesquisas para cocada, quindim, bolo de milho, paçoca, pé de moleque e queijadinha no Google nos últimos 12 anos. Cada linha no gráfico representa um doce diferente.

 
A maioria das pesquisas são de consumidores procurando sobre como fazer ou onde comprar doces para as suas festas. Existem também os proprietários de pontos comerciais, que procuram por parcerias para compra e venda.

Como a internet reflete o comportamento na vida real, existe também muita movimentação nos comércios. Ou seja, existem muitas oportunidades para explorar essa sazonalidade.
 

4 ideias de doces para se vender em festas juninas

Nas festas juninas, o que prevalece são doces tradicionais brasileiros (apesar da onda gourmet e dos doces contemporâneos terem invadido a nossa cultura). Existem muitas opções para produzir:
 

Cocada branca

1. Cocada

Cocada tradicional, cocada fit, cocada gourmet, cocada de copinho. Seja qual for a sua preferência, a cocada tem sido reinventada a cada ano para todos os públicos e gostos. Além de ser fácil de produzir, a cocada também possui uma boa aceitação por ser um doce bastante açucarado, tradicional e adaptado para o paladar brasileiro. Basta uma boa embalagem e você venderá aos montes.

Como produzir cocada em larga escala

Além de investir em misturadores industriais para facilitar na hora de fazer a massa da cocada (e não ficar com o braço doendo), você pode utilizar uma máquina dosadora para modelar as cocadas, no caso de elas serem do tipo cremoso.
 
 

Paçoca coberta com chocolate

2. Paçoca coberta com chocolate

A paçoca coberta com chocolate está em alta. Esse mercado têm crescido muito, e até grandes fabricantes como a Hershey’s estão fabricando. Isso traz a paçoca de volta para o palco dos doces mais rentáveis no mercado popular.

Como produzir paçoca coberta com chocolate em escala

A paçoca é um doce bastante simples de fazer em pouca quantidade. Mas, por ser comercializado em unidades pequenas, é necessário produzir um grande volume para gerar bons lucros.

Para montar uma linha industrial de paçocas, você precisará de uma máquina prensadora para modelar, uma cobrideira de chocolate para fazer a cobertura e de uma derretedeira industrial, para auxiliar no derretimento. Caso você deseje ir além e utilizar chocolate nobre para cobrir suas paçocas, o ideal é investir em uma temperadeira com cobrideira.
 
 

Queijadinha tradicional

3. Queijadinha

A queijadinha é um doce fácil de produzir, bastando misturar alguns ingredientes e colocar em recipientes. Por ser bastante tradicional, você tem as opções ou de entregar um produto familiar para o seu consumidor, ou inovar e quem sabe até apostar em uma queijadinha fit.

Como produzir queijadinha em escala

A maior dificuldade em fazer a queijadinha em escala é preencher as forminhas com a massa — tanto no aspecto de manter uma gramatura consistente, quanto em não sujar as forminhas. Por isso, o melhor investimento para fazer esse doce em altas quantidades é uma máquina dosadora. Com uma boa dosadora, basta você colocar a massa na máquina e dosar nas formas.
 
 

Cupcakes de milho com cobertura de goiabada

4. Cupcakes

No lugar de servir bolos inteiros em pedaços, você pode fazer cupcakes. Eles são perfeitos para o consumo em festas, pois são servidos em porções individuais e as forminhas aumentam a higiene.

Como produzir cupcakes em escala

Além de uma batedeira industrial para preparar a massa, você precisará apenas de uma máquina dosadora para produzir seus cupcakes. Uma boa dosadora é capaz de dosar a massa, rechear e pingar a cobertura sobre eles.
 

Um adendo sobre as máquinas dosadoras

Você provavelmente percebeu que as dosadoras servem para fabricar vários doces. Isso é o que torna o investimento nesses equipamentos tão benéfico: você consegue fazer uma grande variedade de produtos, e não fica amarrado em apenas um. Dessa forma, você consegue aproveitar diferentes sazonalidades ao longo do ano, sem deixar de entregar pedidos por não poder produzir o suficiente (sua produção não fica entediante também, fazendo apenas um tipo de produto pela eternidade).
 

Doces caseiros se mantém como um mercado forte na indústria de doces

Ainda há muito espaço a ser explorado no mercado de doces caseiros, e uma prova disso é a Doceria Schmidt.

Doceria Schmidt

 
A Doceria Schmidt é especializada em doces brasileiros há mais de quatro décadas. Eles produzem uma grande variedade de doces, incluindo doce de abóbora, batata, mamão, doce de leite e muito mais.
 

Doces para vender na festa junina

 
Produzir bons doces caseiros leva muita prática, testes e uma boa receita secreta. O sucesso da Doceria Schmidt prova que há muito espaço para crescer nessa indústria — e que nem só de doces gourmet contemporâneos cheios de requinte e nutella vive o homem.
 

Caixa de doces caseiros sortidos doceria schmidt

Uma grande sacada da Doceria Schmidt foi a de comercializar doces sortidos em caixas individuais. Além disso, o formato dos doces é perfeito para degustar na medida certa. Por exemplo, quem nunca enjoou daqueles corações enormes de doce de abóbora na metade, e acabou jogando fora? Isso não acontece com os doces dos Schmidt, pois eles são feitos em tamanho bite-size.

Seja qual for a sua estratégia para as festas juninas desse ano, o importante é começar a se planejar desde já, para que possa produzir com tranquilidade durante essa data.
 

Conheça a dosadora automática MaxFill