7 benefícios de ter uma marca, mesmo sendo pequeno na indústria

beneficios de ter uma marca mesmo sendo pequeno na industria

 
“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”

Quase todas as empresas possuem um nome fantasia. No entanto, apenas uma pequena porcentagem delas possuem o que poderia ser classificado como uma marca.

Dar origem a uma marca é o processo de criar na mente dos seus consumidores uma imagem única, persistente e memorável sobre seus produtos e serviços, misturada com noções de personalidade, qualidade, origem e até caráter.

Muitos empreendedores começam de maneira autônoma na indústria de alimentos. E isso por um bom motivo: criar uma marca exige investimento tempo e dinheiro, desde a sua concepção até às embalagens.

O problema é que nem sempre esses recursos estão disponíveis quando você tem um pequeno negócio. Ao mesmo tempo, também é comum vermos clientes com canais imensos de venda e uma alta rotatividade de produtos sem nenhum trabalho de marca desenvolvido.

A verdade é que sendo pequeno ou grande, você está perdendo uma enorme oportunidade de ganhar reconhecimento e espaço no mercado se os seus produtos não possuem uma marca. Principalmente em uma época onde as pessoas querem comprar mais do que apenas produtos.

Marcas não são apenas para empresas grandes. Pequenos e médios empreendedores podem sim terem suas marcas desde cedo.

Trabalhar a marca dos seus produtos pode trazer uma série de benefícios a longo prazo.
 

A memória dos seus clientes possuem um grande papel nas suas vendas

O maior benefício de ter uma marca é que fica muito mais fácil para os seus consumidores se lembrarem dos seus produtos.

Uma marca forte ajuda a imagem da sua empresa a ficar na mente dos seus consumidores, aumentando as chances de se tornarem clientes.

Muitas vezes seus produtos são comprados por impulso quando estão na prateleira. Em uma situação dessas, uma embalagem chamativa ou uma lembrança de uma boa experiência são grandes divisores de águas entre a pessoa escolher o seu produto ou o do seu concorrente.
 

A divulgação boca-a-boca ainda é extremamente poderosa

O ser humano conversa e troca ideias constantemente. O fato é que é natural para nós compartilharmos nossas vidas com outras pessoas, principalmente na era da internet.

E nós estamos em contato com marcas, produtos e serviços o tempo todo. Por isso, é inevitável ouvir e comentar com outras pessoas sobre experiências que temos com marcas e produtos.

Conversas sobre produtos e serviços podem parecer inocentes e até triviais superficialmente, porém, em um nível mais profundo, elas são grandes influenciadoras de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 92% das pessoas valorizam mais as recomendações de amigos e familiares do que qualquer forma de propaganda¹.

Se você tiver uma marca bem trabalhada, seus consumidores comentarão sobre você. E isso irá criar uma rede de pessoas comentando sobre seus produtos, potencialmente aumentando suas vendas.
 

Ter uma marca aumenta as chances de você fidelizar seus consumidores

As chances de alguém comprar um produto que já conhece são muito maiores do que comprar um novo. Faz parte da lei do menor esforço.

Além disso, as pessoas estão dispostas a permanecerem leais à uma marca durante anos.

Algumas marcas são tão fortes, que até quando a empresa comete algum erro — o produto vem com algum defeito —, seus clientes continuam preferindo sua marca. Até se ele não for o melhor do mercado.

Construir uma base sólida de clientes satisfeitos é a chave para ter uma rotatividade consistente no seu negócio, impactando significativamente o sucesso ou o fracasso da sua empresa como um todo.
 

Passe uma imagem de uma empresa grande aos seus revendedores

Ter uma marca forte irá projetar uma imagem de uma empresa grande e bem estabelecida no mercado. Mesmo que seu negócio seja pequeno.

Isso é especialmente importante para os seus revendedores, pois eles ganham uma segurança maior de que você estará lá daqui a alguns anos. Assim, você consegue construir relações mais duradouras e confiáveis com seus pontos de revenda.
 

Transmita uma imagem de qualidade para os seus clientes

Muitas pessoas veem sua marca como sendo parte da experiência da compra, e ter uma marca forte irá passar uma imagem de qualidade para o seu produto.

Produtos com uma marca bem desenvolvida passam uma imagem de qualidade superior ao longo do tempo.

No entanto, uma marca não substitui boa qualidade. Inclusive, vender algo que você não cumpre pode afetar o seu negócio negativamente. Então, tome cuidado com o que você promete aos seus consumidores.
 

Quanto você quer cobrar nos seus produtos?

O valor de uma marca pode parecer intangível, mas quando você começa a colocar o valor dela em seus produtos, você consegue entender um pouco mais sobre o quanto ela vale.

Ter equidade de marca permite você cobrar mais por seus produtos e serviços, porque as pessoas irão pagar um valor extra pelo seu nome, assim como elas pagam um valor maior em um boné da Nike ou da Adidas.

A qualidade desses produtos é significativamente maior do que o de seus competidores? Talvez. Mas talvez não. Entretanto, a percepção do cliente é de que são.

Quando você chega no ponto de fazer consumidores pagarem um valor extra pela sua marca, isso aumenta suas margens de lucro.
 

Facilidade para introduzir novos produtos no mercado

Ao agregar valor na sua marca, você consegue implementar novos produtos em suas linhas com uma maior aceitação. Dessa forma, você aumenta o crescimento do seu negócio no longo prazo, permitindo que você introduza múltiplos produtos com facilidade no mercado.
 
Para te ajudar a refrescar um pouco a mente e soltar as ideias, assista essa palestra histórica de Simon Sinek sobre marcas, comunicação e liderança.